Santa Cruz de Minas é um dos menores e mais novos municípios brasileiro.
Fica entre Tiradentes e São João Del Rei e está a aproximadamente 185 km de Belo Horizonte.
Nosso ponto de partida foi Belo Horizonte, seguimos pela BR-040 e depois pela BR-383.
Nesse passeio fomos de carro. Se você for de ônibus, pode comprar uma passagem de Belo Horizonte até São João Del Rey e chegando lá, pegar um coletivo ou taxi até Santa Cruz de Minas.
Passamos por uma praça de pedágio na BR-040 e pagamos R$5,30 em agosto de 2019. Para saber se continua esse valor, confira no link: Tarifas de pedágio na BR-040, da Via 040, que administra o trecho.
A economia da cidade gira em torno das vendas de móveis feitos com madeira de demolição e artesanatos variados.

Na estradinha que atravessa a cidade, vimos também lugares como da foto acima, que tem uma infinidade de “coisas” para comprar.
Santa Cruz de Minas é a única cidade que tem o Marco Zero da Estrada Real, que fica na entrada da Cachoeira Bom Despacho.
O Marco Zero da Estrada Real é apenas um monumento comemorativo, não significa que a Estrada Real comece ali, já que os extremos são Paraty e Ouro Preto.

Infelizmente passamos por lá no período da seca e no frio. Não deu para entrar nas águas, mas deu para apreciar a natureza.

Para visitar a Cachoeira Bom Despacho e o Marco Zero da Estrada Real é gratuito. Fica no KM 1 da AMG 430, que leva a Tiradentes.
O local não tem infraestrutura como banheiro ou restaurantes, apenas um ou dois ambulantes vendendo água de coco e salgadinhos. Se você tem intenção de ir passar o dia, aconselho levar água e comida.
Veja como foi nossa rápida passagem por Santa Cruz de Minas:
#SantaCruzDeMinas #Ecoturismo #PasseandoAquieAli #ExpediçãoViverMinas
Like!! Thank you for publishing this awesome article.