Que igreja é essa? Museu da Moda – BH/MG

Museu da Moda em Belo Horizonte/MG

Muita gente não sabe, mas o “Castelinho da Rua da Bahia” (nome popular do edifício), não é e nunca foi uma igreja! Talvez o estilo arquitetônico seja o motivo de tanta confusão.

Eu já cansei de ver pessoas passando em frente e fazendo o sinal da cruz… Tem uma placa indicativa bem na entrada, mas acredito que com a correria do dia a dia as pessoas não prestam tanta atenção.

Localizado na esquina da Rua da Bahia com Av. Augusto de Lima, em um ponto privilegiado e cheio de história, o edifício foi construído em 1914 com o propósito de ser o Conselho Deliberativo da Capital e abrigar a primeira Biblioteca Pública Municipal.

Sempre foi um local destinado ao público e já teve várias utilizações. Já foi estação de rádio, Museu de Mineralogia, Museu da FEB e o Centro de Cultura de Belo Horizonte. Já recebeu alguns eventos importantes também.

Agora é o primeiro museu público de moda do país!

Exposição: A História da Moda Mineira – 9 décadas em 20 looks

Com programações gratuitas que incluem palestras, exposições e oficinas com temas voltados à moda e design.

O visitantes também podem utilizar a biblioteca (mediante cadastro), participar de apresentações artísticas e culturais nas áreas de música, teatro, dança, cinema e literatura no teatro de bolso que tem no edifício e aproveitar da gastronomia no Café. Tudo em um só lugar!

É uma visita que vale a pena fazer, principalmente se você é belo horizontino e até hoje acreditava que lá era uma igreja ou qualquer outra coisa, menos um museu. É de graça e você vai ter mais um lugar bacana para indicar a um amigo, um parente ou a um turista para visitar em Belo Horizonte.

Como Chegar

  • Indo de carro: encontre a melhor rota utilizando o mapa abaixo, clicando em “Rotas” ou “visualizar o mapa ampliado”.

  • Indo de ônibus:

O Museu da Moda está na Rua da Bahia, 1.149 esquina com Avenida Augusto de Lima, perto do Edifício Maleta. Qualquer um desse pontos servem como referência. Entrando no site você digita o ponto de partida e um dos pontos acima. Dá para procurar pelo Google Maps também.

  • Indo a pé: Pelo Google Maps fica fácil fácil se localizar. É só digitar o endereço de onde você está no espaço (no mapa abaixo).

Quando Ir

  • O funcionamento do museu é de terça a sexta, das 9h às 21h e aos sábados das 10h às 14h.

Acessibilidade

  • O museu possui acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção na entrada lateral do edifício, pela Av. Augusto de Lima.
  • Para pessoas com necessidades visuais, tem um mapa com a arquitetura do edifício e de alguns atrativos turísticos da redondeza.
  • Tem elevador e plataforma elevatória.
  • Peças táteis e banheiro confortável.
  • Para visitas mediadas sensoriais, tem que fazer um agendamento.

Valor da entrada

  • Gratuito

Contatos

Bom passeio!!!

Sentiu falta de alguma informação? Você já visitou o museu e quer deixar uma avaliação?

Pode comentar!! Sua participação é muito bem vinda.

Siga, curta e compartilhe!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.