FOTO: OVERMUNDO/FLICKR (foto da Praça da Estação – Centro/BH)

Você pode vir a Belo Horizonte durante todo o ano! A cidade oferece diversas opções de lazer que podem ser encaixadas em qualquer clima.Como não somos uma cidade praiana, o sol não é fator principal para fazer os passeios e aproveitar a cidade, pois sempre vai ter uma opção ou um plano B se acontecer algum imprevisto por causa do clima.

Normalmente entre os meses de abril e setembro temos um clima mais ameno, onde as temperaturas caem um pouco ficando mais confortável para os passeios.

Geralmente os meses mais chuvosos são novembro, dezembro e janeiro.

O meses mais secos são junho, julho e agosto.

Nossa tabela climática:

Fonte: climate-data.org

Caso você tenha alguma atividade em especial em mente, como ecoturismo (grutas, caminhadas e parques ecológicos) por exemplo, vale ficar atento ao período de chuvas… mas, caso seu objetivo seja mais voltado para o cultural, qualquer época é boa.

Se estiver chovendo, você pode optar por visitar os museus e curtir a gastronomia local.

Entre janeiro e fevereiro, acontece a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Com preços acessíveis e uma programação bem eclética, é um sucesso entre os belo horizontinos e com certeza vai agradar a quem estiver passeando por aqui.

foto: bhaz.com.br (foto divulgação da campanha)

No mês do Carnaval, as regionais e praças ficam repletas de foliões. Tem Carnaval LGBT (com o bloco Banda Mole), carnaval para os pequenos e para os adultos. A cada ano tem ficado mais animado!

foto: bhaz.com.br (foto do carnaval na Avenida dos Andradas – BH)

Entre abril e maio temos o famoso festival Comida di Buteco, que acontece nos principais barres de Belo Horizonte. Os bares competem entre si para ver quem faz o melhor “tira-gosto” (quer saber o que significa tira-gosto? Há algumas versões sobre seu surgimento. Uma versão diz que o tira-gosto foi criado nos botequins do Centro antigo do Rio de Janeiro, pelos boêmios e seresteiros que varavam a noite cantando e, para não atrapalhar a cantoria, tendo que parar para comer, pediam os tira-gostos. Outra versão conta que o tira-gosto surgiu da união de amigos nos bares das periferias do país que, sempre que se encontravam para conversar, bebiam a famosa aguardente (cachaça). Por tratar-se de uma bebida muito forte, deixava um gosto marcante na boca e esses amigos pediam para acompanhar, pedaços de torresmo, linguiça ou carne com a intenção de tirar o gosto da cachaça deixado na boca. Com o passar do tempo, qualquer salgado acompanhado de uma bebida foi apelidado de tira-gosto e caíram tanto no gosto do brasileiro, que hoje as porções são pedidas de qualquer forma, com ou sem bebidas alcoólicas.Fonte: portaleducação.com.br).

O festival Comida di Buteco acontece também em mais 21 cidades do Brasil! Clique aqui e descobra se você vai estar em alguma delas durante o festival.

foto: bhaz.com.br (foto de tira-gosto e bar participante do festival)

Em junho/julho acontece o Arraial de Belô, que é uma grande festa junina com competição entre grupos de quadrilha, comidas típicas e muita diversão.

foto: site bhaz.com.br (foto de um grupo de quadrilha em noite de apresentação na Praça da Estação – Centro/BH)

Estes são só alguns exemplos do que acontece em Belo Horizonte durante o ano. Aqui sempre tem o que fazer e onde ir. Faça sol ou faça chuva!!

Faltou alguma informação importante neste post? Sugira aqui, por favor!

Siga, curta e compartilhe!!!

One thought on “Melhor época para visitar Belo Horizonte”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *