Mecânica Básica para Mulheres

Essa semana eu tive a oportunidade de participar de um projeto super bacana, desenvolvido pela Oficina Amiga da Mulher, que realiza workshops por várias capitais do Brasil, sobre mecânica básica voltada somente para mulheres.

O trabalho da Oficina Amiga da Mulher é capacitar e certificar oficinas mecânicas em todo país para um atendimento diferenciado para a mulher.

Várias mulheres como eu, as vezes tem insegurança ao chegar em uma oficina e relatar o problema do carro sem saber os nomes das peças. Acredito que grande parte começa uma frase e termina com o som que o carro está fazendo, por exemplo. É constrangedor quando em meio a essa explicação vem uma risada ou um deboche do mecânico em questão e dá vontade de sumir.

Sim, isso acontece sim! Já aconteceu comigo… rss rss

No site da Oficina Amiga da Mulher tem uma lista das oficinas certificadas por eles em Belo Horizonte, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Site: Oficina Amiga da Mulher

Barbara Brier, palestrante e fundadora do projeto, conversa com as mulheres de forma simples e explica como é o funcionamento do carro após a partida.

Barbara Brier
Barbara Brier

Esse workshop é feito em uma das oficinas certificadas por eles, é GRATUITO e pede-se apenas a doação de algum artigo de higiene que posteriormente é encaminhado para a Cruz Vermelha da cidade onde acontece o mini curso.

O bacana é poder ver como funciona na prática e conhecer algumas peças que antes a gente só tinha ouvido falar o nome.

Sinceramente poderia durar um dia inteiro que não seria nem um pouco cansativo, aprendemos sobre:

  • Funcionamento do motor e como acontece a combustão
  • Sistema de Ignição
  • Sistema de Arrefecimento (água do motor)
  • Sistema de lubrificação
  • Sistema de alimentação de combustível
  • Sistema de alimentação de ar
  • Sistema de escape
  • Luzes indicadoras
  • E dicas sobre revisão

Claro que a gente não sai expert no assunto, porém saímos com uma noção de como funciona o carro e como pré diagnosticar alguns problemas que podem acontecer e resolver certas situações.

E quando a gente entende como funciona, fica mais fácil de falar para mecânico o que está acontecendo.

O mais importante, eu acho, que a gente aprende nesse workshop é sobre a importância de LER O MANUAL do carro.

A Barbara Brier nos fez prometer nunca tirar o manual do carro do porta luvas. Muitas soluções estão nele e grande maioria nunca leu ou se quer sabe onde ele está.

Quando compramos a kombi veio sem o manual. Tenho que dar um jeito de arrumar um urgente! Vai me ajudar a entender bem mais nossa kombosa.

Nesse encontro, ganhamos uma sacola fofa com alguns mimos em comemoração ao outubro rosa. Muito atencioso por parte da equipe. Amei!!!

Para saber onde e quando vai acontecer mais workshops, é só seguir o instagram @oficinaamigadamulher e acompanhe que sempre é divulgado por lá.

Toda vez que eu souber, vou divulgar pelas redes sociais do Passeando Aqui e Ali também. Temos que incentivar e compartilhar esse tipo de projeto que além de ser gratuito ajuda várias mulheres diretamente e indiretamente.

Fiz também um videozinho mostrando um pouco de como foi esse workshop. Está lá no nosso canal do Youtube

Siga, curta e compartilhe!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.