Kombi Home – O Panejamento #1

Kombi
Kombi

A idéia de ter uma kombi home, confesso, veio dessa onda contagiante de vários viajantes desbravando o Brasil e as Américas a bordo de uma “casinha sobre rodas”.

No entanto outra coisa que me chamou a atenção é com relação aos gastos. Gastos com hotel, principalmente com uma família, digamos “grande”, como a minha, faz qualquer viagem por mais curta que seja ser bem salgada quando a gente fala de valores.

Ou seja, as vezes mais de 50% do valor total das nossas viagens fica somente em hospedagens, das mais básicas. Daí pensando cá com meus botões, vi uma oportunidade de unir o útil ao agradável. Ter uma kombi home seria a solução para poupar nessa parte da viagem.

Necessidades

Sem dúvida, fazer um bom planejamento vai fazer meu projeto sair do papel com sucesso. No meu caso, a primeira coisa que pensei foi sobre minhas necessidades em uma kombi home.

Então essa será a primeira parte do meu planejamento que vai me dar um norte sobre o que será possível ou não fazer.

Quando eu falo de necessidades, a mais importante pra mim é de que a kombi seja confortável, bem na medida do possível, para uma família de 5 pessoas “viver” na estrada.

Quero muitas coisas e sei que vou ter que abrir mão de várias outras pra poder dar certo. Vou colocar tudo em uma lista e ver como será feito, se vai poder ou não e como podemos adaptar. Enquanto está na minha cabeça, tá fácil. rss rss

Embora tenha outros veículos maiores no mercado, a minha escolha pela kombi tem vários fatores a serem considerados, como por exemplo, ser mais barata que as vans, não ter que mudar minha CNH, entre outras pequenas vantagens…

Claro que existe desvantagens, mas por enquanto não estou pontuando as mesmas.

Tipos de kombi

Quando se fala em documentação de kombi, existem 3 tipos:

  • Furgão: Tem permissão para transportar carga e 3 pessoas na frente, incluindo o motorista.
  • Standart: Uso misto. Pode transportar carga e passageiros.
  • Passageiros: Pode transportar até 09 passageiros, incluindo o motorista.

Pelo menos nesse primeiro momento, eu comprando o modelo certo, não vai precisar alterar nada na documentação do veículo.

Então se você tem ou vai comprar uma kombi do modelo de passageiros, pretende montar um motor home, vai precisar alterar a documentação para “veículo misto” ou para”motor casa”.

Agora já sei qual será o modelo que tenho que comprar: uma standart onde poderei carregar cargas ou passageiros. Assim não terei problemas com a documentação.

É bom saber

  • A kombi é um veículo com muitas limitações, em comparação com outras vans, porém ganha no quesito custo benefício. O valor de uma kombi chega a ser até 10 vezes menor do que de uma van com 12 lugares, por exemplo.
  • A manutenção pode fácil, barata e com peças de reposição sem dificuldades de encontrar.
  • Não é necessário fazer a mudança na documentação da sua kombi home se você não alterar nenhuma estrutura da kombi. Por isso a indicação de equipamentos portáteis. Mas claro, é possível alterar para “motor casa”, muito kombeiros vem conseguindo. Alguns dizem ser bem burocrático e outros dizem que foi tranquilo demais.

Se o seu orçamento for curto, como o meu, muitas coisas terão que ser feitas no estilo “faça você mesmo” que é realmente a minha intenção!

Maaaasss, se você tem grana pra investir pesado, existem empresas que fazem sua kombi home do jeitinho que você quer, se não me engano os valores são a partir de R$ 40.000,00 reales!!!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *